Abrantes é uma cidade do distrito de Santarém, com uma história riquíssima.
Comecei o meu passeio pelo Castelo, que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros e que serviu de alojamento para diversos Reis, principalmente na primeira e segunda dinastia, pois a corte não tinha residência fixa.
Dentro do castelo tem a Igreja de Santa Maria do Castelo, de arquitetura gótica e Manuelina.
As vistas do Castelo para a cidade e para o rio são lindíssimas, conseguem fotos muito giras a partir daqui, porque o castelo está no topo da colina.
Onde também tem uma vista maravilhosa é no Outeiro de São Pedro, local onde Nuno Álvares Pereira teria acampado com o seu exército antes de partir para a batalha de Aljubarrota. Foi até construído um monumento em sua homenagem no local.
Dei uma volta pela zona histórica da cidade, percorrendo as suas ruas estreitas e confesso que fiquei encantada com as casas pintadas de branco e amarelo, todas nos mesmos tons, adorável mesmo..
Fui caminhando até encontrar o jardim da República onde encontrei o nome da Cidade e tirei esta fotografia, atrás tem ainda uma estátua em homenagem aos combatentes e do outro lado da rua a Biblioteca Municipal António Botto e a santa Casa da Misericórdia.
Encontrei ainda a igreja de São Vicente, que infelizmente estava fechada não conseguindo visitar o seu interior, mas é uma obra monumental datada do século XIII.
O almoço foi num restaurante incrível chamado “Restaurante Casa Chef Victor Felisberto” , não fica no centro da cidade, mas vale muito a pena visitarem, vão deliciar-se com a ementa, e o chefe é de uma simpatia inigualável.
Ficou por ver a coleção visitável da Cavalaria Portuguesa porque já não tive tempo, mas não deixem de visitar que é muito interessante pelo que li.
Durante a minha visita à cidade, estava a acontecer a 23a edição de “Portugal de lés-a-lés” ( evento moto turístico não competitivo, sem classificações, organizado pela Comissão de Moto turismo da FMP. ) que ligou Chaves a Faro com passagens em São Pedro do Sul e Abrantes. Acho super interessantes todas as atividades que promovem conhecer e divulgar as belezas do nosso país .
Espero que venham conhecer esta linda cidade. Eu adorei e um dia gostava de voltar para os percursos pedestres pela Natureza que a zona nos oferece.
De coração cheio, Cátia 💛
Comments