top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Torres Novas




Pertencente ao distrito de Santarém, Torres Novas é a cidade de que vos falo hoje. Tem um passado riquíssimo, tendo sido palco de momentos importantes na história. Começo por falar que se pensa que a cidade remonta à época romana visto que foram descobertos vestígios de uma cidade romana - Vila Cardilio, que gostava de ter visitado, no entanto estava fechado infelizmente.


A vila foi mais tarde palco de duas importantes cortes: uma em 1438, quando morre D. Duarte e teve de se decidir quem iria prestar juramento e menagem ao rei D. Afonso V , que tinha apenas 6 anos, ficando então a Rainha mãe, o infante D. Pedro e umas cortes restritas encarregues dessa missão. A outra corte importante foi em 1535, aquando do casamento da Infanta D. Isabel com Carlos V e altura em que D. Dinis doou a vila à sua mulher, a Rainha Santa Isabel.


Torres Novas é atravessada pelo Rio Almonda, e tem zonas verdes lindíssimas. Visitei o jardim das rosas quando se estava quase a pôr o sol e foi lindíssimo o cenário. Tive ainda a oportunidade de visitar a gruta das Lapas, que fica na aldeia com o mesmo nome e é um conjunto labiríntico de galerias de calcário mole debaixo da aldeia. Tem diversas lendas associadas, sendo que uma delas é que estes túneis subterrâneos levariam até ao castelo, no entanto esta teoria não se pode confirmar.


Deu tempo também para dar umas voltas em patins junto ao palácio dos desportos, recinto que acolhe atividades desportivas, mas também espetáculos culturais e outras iniciativas, por exemplo neste momento está a ser utilizado como centro de vacinação contra a Covid-19. Nesta passagem pela cidade fiquei alojada na Casa de Soudos, que fica no Concelho de Torres Novas e posso dizer que primam pela simpatia, a qualidade do pequeno-almoço, assim como as instalações da casa. Se visitarem a cidade não hesitem em reservar este alojamento, que não vão ficar desiludidos.


São muitos os encantos desta cidade, que não tive oportunidade de os visitar a todos, mas fica a vontade de regressar, principalmente com a esperança de dias melhores, pois ficou a vontade de presenciar a ilustre feira medieval que aqui se realiza, assim como a feira dos frutos secos, que tanto orgulha os residentes do seu património.


De coração cheio, Cátia 💛


23 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page