top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Fundão



Fundão é uma cidade do distrito de Castelo Branco, e achei curioso ter sido elevada a este estatuto a 19 de Abril de 1988 (tinha eu nascido à um dia).


Todo o trajeto até à cidade é incrível, o gradiente de cores que a natureza nos proporciona nesta altura do ano é sem dúvida alguma o meu preferido… E destaco as cerejeiras, que estão por todo lado, não fosse Fundão conhecido pelo cultivo da cereja e como tal, claro que em todas as pastelarias e restaurantes somos deliciados com maravilhosas iguarias feitas com este fruto tão famoso na zona.


A minha primeira paragem foi no Parque Verde, onde pude dar umas voltas em patins e foi super divertido. Achei um parque super agradável, não muito grande mas muito bem cuidado. É também aqui que ficam as piscinas municipais da cidade, onde conheci pessoas muito amáveis e super prestáveis que fizeram de tudo para me conseguir arranjar um cachecol da tão conhecida equipa de Futsal do Fundão e que deixo aqui o meu obrigada, de coração.


De seguida foi a vez de visitar a quinta pedagógica de Fundão, uma zona verde com animais e plantas que gostei muito de ter parado para visitar, educativo para crianças e adultos. Foi bom parar e apreciar os animais da quinta, vale a pena passar por lá.


Em seguida foi hora de pousar o carro e dar uma volta a pé para conhecer o centro da cidade. Comecei por ir ao posto de turismo para me indicarem os locais a não perder, em que me explicaram tudo com a maior simpatia, falaram-me inclusive das aldeias históricas nos arredores, mas que não consegui visitar, talvez numa próxima vez, mas deixo aqui a indicação que o devem fazer, porque valem muito a pena. Falo-vos da Aldeia Histórica de Castelo Novo e das Aldeias do Xisto da Barroca e Janeiro de Cima.


Nesta caminhada conheci as capelas do Calvário e do Espírito Santo que ficam mesmo à beira do jardim do Largo do Espírito Santo, lugar muito amoroso este onde se encontra a casa de chá Tertílias. Conheci também a igreja da Misericórdia, a praça do Município onde se encontra o edifício da câmara municipal e o seu jardim em frente. Encontrei também o chafariz dos golfinhos que foi desenhado pelo arquiteto Eurico Salles Viana e data de 15 de Outubro de 1931, no entanto devido a construções no local houve alterações da localização do chafariz, no entanto a câmara obrigou os proprietários edificarem um novo chafariz no local.


Almocei pela cidade também, encontrei um restaurante vegetariano muito agradável com comida deliciosa, que aconselho a passarem por lá, chama-se Ananda e o proprietário é uma pessoa muito prestável, adorei!


O parque do Convento é outro local ao ar livre que não podem deixar de visitar, com zona de piqueniques, de lazer para adultos e crianças e uma área verde enorme, tem até circuitos de Btt, de Arvorismo e parede de escalada.


Para quem gosta de saber ainda mais sobre as raízes da cidade podem ainda visitar o museu arqueológico do Fundão.


Existe muito o que ver e descobrir pela cidade e eu adorei conhecer. Coloquem na vossa lista Fundão porque vale muito a pena.


De coração cheio, Cátia 💛

23 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page