top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Ponte Delgada



Ponta Delgada é uma cidade Portuguesa situada na ilha de São Miguel, pertencente à Região Autónoma dos Açores.


Começo por partilhar que a visita a toda à ilha foi simplesmente maravilhosa, mas focando nesta cidade em específico, adorei conhecer.


Comecei por me alojar no Hotel Talismã, localizado mesmo no centro e todo o serviço foi espetacular. Não é um Hotel Moderno, mas achei super aconchegante, limpo, com atenção aos hóspedes, não me arrependi de todo desta escolha.


Malas desfeitas, chegou o momento de partir à descoberta, começando pelas portas da cidade, que são do século XVIII mas que se encontravam no antigo cais, mas em 1952 foram movidas para esta praça onde permanecem até aos dias de hoje, sendo o cartão postal de Ponta Delgada.


Em seguida foi tempo de conhecer o Jardim Botânico António Borges e em seguida o Jardim José do Canto, o primeiro tem entrada grátis e o segundo tem um custo de 5 euros, ambos são super tranquilizantes e fazem-nos perder na sua calma e tranquilidade, mas confesso que o Jardim Botânico António Borges foi o meu preferido, por toda a sua Envolvência.


A visita à cidade continuou e foi no Forte de São Brás, assim como no Museu Militar dos Açores que se situa dentro do Forte, que passei a hora seguinte. Conheci mais um pouco da nossa história militar, desde os tempos da guerra colonial até as participações no Iraque. Junto ao Forte tem também uma estátua de Teófilo Braga, investigador, escritor e Presidente da República, que era natural de São Miguel.


As igrejas não ficaram para trás, visitei a Igreja Matriz de S. Sebastião, que no século XIX, teve um presente de um rico comerciante de Ponta Delgada. Ele ofereceu à cidade um relógio que foi colocado no cimo da torre, e que ainda hoje é o regulador horário das gentes de Ponta Delgada. Mas visitei também a igreja de São José, construída no século XVIII e a igreja de São Pedro do século XVIII.


Este dia foi longo, e em seguida foi tempo de conhecer a plantação de Ananases Augusto Arruda, que gostei imenso, vemos todas as fases de crescimento, a visita é gratuita e depois tem a loja para trazermos os maravilhosos produtos típicos.


Passear na marginal, e ver a Marina também foi um belo passeio, até estava um enorme barco cruzeiro de passagem pela cidade com imensos turistas. E claro que passar em todas as lojinhas turísticas , para trazer recordações que eternizem este momento vivido na cidade.

Quanto a restaurantes, gostei imenso do Michel que aconselho mesmo passarem por lá, o Tixico também foi do meu agrado, Rotas da Ilha Verde é um vegetariano para se quiserem experimentar, também é muito agradável.


Deixa muitas saudades esta cidade, adorei sem dúvida conhecer.


De coração cheio, Cátia 💛

12 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page