top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Ribeira Grande



Ribeira Grande é uma cidade situada na Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.

Tive a oportunidade de a conhecer e ficar encantada com todo o seu património. É neste concelho que fica uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de praia selvagem, a Lagoa do Fogo e que é um dos ex-libris dos Açores. Em termos de localização fica na costa Norte da ilha e foi elevada a cidade em 1981 e fica apenas a 15 quilómetros de Ponta Delgada.


Começou a ser povoada no século XV em função da Ribeira que lhe dá o nome. Passou um Período difícil entre 1563 e 1564 com a erupção do Pico do Sapateiro, cuja lava soterrou a aldeia da Ribeira Seca. À erupção seguiram-se sismos que destruíram parte das casas e um terço das terras aráveis que ficaram perdidas com as escórias do vulcão. Mas aos poucos foi-se reconstruindo e progredindo , sendo que no século XX se tornou até o centro económico da ilha devido às suas terras muito férteis. As atrações na zona são de uma beleza inigualável e apesar de não ter visitado todas, fiz questão de ver o mais que podia.


O Miradouro de Santa Luzia foi um dos locais que visitei e foi onde almoçamos, com vista para a cidade, da praia Monte Verde e da costa norte, bem como do maciço vulcânico da Serra Devassa. Almoçar a ouvir as ondas do mar a bater nas rochas enquanto desfrutava da linda paisagem envolvente foi uma experiência que adorei vivenciar. A ponte dos 8 Arcos, situada da freguesia de Matriz, também foi ponto de paragem, assim como a Cascata do Salto do Cabrito, lindíssima, desde o percurso até lá.


Como amante de chás não pude deixar de visitar a Fábrica de Chá de Porto Formoso e a Fábrica de Chá Gorreana, conhecendo assim a história destas duas marcas de chá desde a sua plantação até à sua produção. As praias também são uma grande atração , desde a praia da viola, à Praia do Monte Verde, Areal de Santa Bárbara ou a Praia dos Moinhos. Com paisagens tão encantadoras, miradouros não faltam por cá e vi ainda o Miradouro da Ponta de Santa Iria. Claro que visitei a Lagoa do Fogo assim como a Lagoa de São Brás.


E em todo este percurso que foi feito de carro, foram feitas muitas caminhadas, mas existem trilhos também com percursos maiores para os amantes dos passeios a pé no meio da natureza. E caminhar com estas paisagens envolventes dá um gostinho ainda melhor. Eu adorei conhecer todo o concelho da Ribeira grande. Se ainda não marcaram as vossas férias, têm de visitar os Açores e conhecer este concelho com todos os seus encantos naturais.


De coração cheio, Cátia 💛

10 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page