top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Reguengos de Monsaraz



Reguengos de Monsaraz é uma cidade Alentejana, conhecida pelo seu vinho célebre, mas ainda antes disso pelo seu artesanato bastante famoso a nível nacional, como é o caso da olaria e do fabrico das mantas de Reguengos, que remonta às origens da Vila.


Comecei a minha visita pelo centro da cidade, onde fiquei a conhecer a Igreja Matriz de Santo António, erguida em homenagem a Santo António, como o próprio nome sugere e foi em 1887 que foi lançada a primeira pedra para a sua construção.


Ainda na mesma zona encontram-se cafés e restaurantes, o edifício da câmara Municipal e também o Cine Monsaraz - Auditório Municipal, espaço cultural que é palco para eventos e espetáculos.


Em seguida fui conhecer o parque da cidade, que adorei e deu para tirar os patins da mala e divertir-me um pouco. Tenho de partilhar um facto que achei super interessante, “todo o parque é percorrido por uma representação do rio Guadiana, assim como era antes do enchimento da barragem de Alqueva, onde por entre as diversas curvas que configuravam o percurso do rio, se podem encontrar pequenas cascatas representativas dos muitos moinhos e azenhas que antigamente eram a forma de sustento de muita gente no concelho.”


A Freguesia de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, foi a minha paragem seguinte. Uma Vila amorosa que preserva a magia de outrora e que nos remonta a outros tempos sem qualquer dúvida. Alias, enquanto todo o concelho acompanhou a modernidade dos tempos, Monsaraz manteve-se fiel, mantendo-se como queria. Não admira que tenha ganho tanta fama e consequentemente mais turismo, porque a sua beleza é inconfundível. Desde o seu Castelo, às diversas lojas de artesanato local, às suas ruas e recantos, toda ela em cal e xisto. Impossível resistir ao encanto desta freguesia, se não tiveram oportunidade de conhecer ainda, agendem, porque não se vão arrepender.


Visitei ainda a praia Fluvial de Monsaraz, que foi onde tirei esta foto, que fica no Centro náutico de Monsaraz, sendo a primeira praia fluvial com Bandeira Azul da albufeira de Alqueva. Um lugar muito agradável, estando o mar longe, podemos refrescar-nos e ter ótimos momentos de lazer numa praia fluvial bem cuidada e com uma paisagem lindíssima para desfrutar, longe da azáfama das cidades grandes.


Não posso deixar de falar na barragem do Alqueva, que tem uma grandiosa albufeira, sendo o maior lago artificial da Europa abrangendo 5 concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal. Também passei por lá e vi a grandiosidade da estrutura assim como toda a paisagem lindíssima em redor.


Foi um concelho que amei estar, adorei tudo que vivi por lá…. Aconselho muito a visita a esta zona, o nosso País não deixa de me surpreender.


Gostava também de dizer que a nível de modalidades em patins , a mais próxima é em Estremoz, que tem equipa de hóquei em Patins.


De coração cheio, Cátia 💛

10 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page