top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Vendas Novas



Vendas Novas é uma cidade do distrito de Évora e uma das que tem o maior aglomerado populacional relativamente aos restantes concelhos do Alentejo.


Com apenas 300 anos de existência, Vendas Novas, que pertencia anteriormente ao concelho de Montemor-o-Novo, a 7 de Setembro de 1962 passa a ser concelho também.

A foto desta cidade foi tirada no antigo moinho de vento de Vendas Novas, único exemplar conhecido no concelho e que se presume ser do século XIX. Hoje é nesse moinho que se encontra o Posto de Turismo da cidade.


Passei no Palácio das Passagens, atualmente Regimento de Artilharia n.º5, que foi construído em 1728 a mando do Rei D. João V, e que tinha apenas um propósito, alojar D. Bárbara que seguia para casar com D. Fernando VI de Espanha e no regresso alojar a princesa D. Mariana Vitória que vinha casar com o futuro rei D. José I, episódio que ficou conhecido na história de Portugal como “a troca das princesas”. Já mais tarde D. Pedro V atribuiu-lhe uma função militar, a Escola Prática de Artilharia e hoje funciona como Regimento de Artilharia nº5.


A capela Real do Palácio das Passagens, do mesmo ano que o Palácio, terá sido construída para servir de conforto espiritual aos hóspedes e à família real aquando da sua estadia. Atualmente pertence também à Escola Prática de Artilharia.


Ainda na mesma zona encontra-se o museu da escola prática da Artilharia, onde se pode acompanhar a evolução da artilharia, a partir de finais do séc. XIX. Algumas das peças expostas foram utilizadas na Grande Guerra.


Passei também no Chafariz Real, situado atrás do atual mercado municipal, numa zona de acesso pedonal e foi construído para bebedouro de trabalhadores e animais que participaram na construção do Palácio Real em 1728.


Parei para ver a paróquia de S. Domingos Sávio e ainda deu tempo de dar uma volta pelo jardim municipal de Vendas Novas, um lugar muito agradável com zonas verdes, lago com patos e uma tranquilidade inspiradora.


Queria ter visitado o palácio do Vidigal mas estava fechado, não consegui chegar perto nem fotografar, mas não deixem de visitar se forem à cidade.


De coração cheio, Cátia 💛

12 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page