top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Tavira




Tavira é uma linda cidade na região do Algarve e que se estende ao longo do rio Gilão.

Não foi a minha primeira visita à cidade, mas nunca é demais passar por cá, principalmente na altura do Verão, que o clima é convidativo para todas as atividades que aqui podemos vivenciar.


Na minha passagem pela cidade visitei alguns edifícios religiosos, começando pela igreja de Santa Maria do Castelo, que é a igreja paroquial de Tavira e data do século XIII, aquando da conquista da cidade de Tavira aos mouros, em seguida visitei a Igreja de Santiago datada do fim do século XIII, e a imagem como é vista nos dias de hoje deve-se a uma reconstrução feita após o terramoto de 1755 que a deixou bastante danificada e por fim o Convento de Nossa Senhora da graça, tendo sido iniciada a sua construção por volta de 1542 por vontade dos frades da Ordem dos Agostinhos e teve uma grande importância para a cidade este convento, tendo-se tornado o principal centro de cultura e educação em Tavira sob a orientação do Frei João de S. José. Desde 2006 funciona como pousada histórica, fazendo parte do grupo Pousadas de Portugal.


Outro local que não se pode deixar de visitar é o castelo, tendo um jardim no seu interior muito bonito e bem cuidado e umas vistas muito amplas sobre algumas zonas da cidade que também adorei e foi aqui que tirei a fotografia que podem ver. Como adoro uma boa lenda, vou contar uma que ouvi sobre este castelo; dizem então “que no castelo, existe uma moura encantada que todos os anos, na noite de São João, aparece a chorar o seu destino. Ela seria a filha de Aben-Fabila, o governador mouro que, quando Tavira foi conquistada pelos cristãos, desapareceu por artes mágicas, depois de encantar a filha. Afirma-se que ele pretendia retornar para reconquistar a cidade e assim resgatar a filha, mas nunca o conseguiu.” Estas histórias transportam-nos no tempo, como num filme histórico e eu adoro isso.


Bem, mas continuei o meu passeio pelo centro da cidade, comprei o íman (claro) para a minha coleção, vi a paisagem sobre o rio Gilão e a Ponte Romana que atravessa o Rio mesmo no centro da cidade de Tavira. Achei um lugar muito amoroso, muito bem cuidado, limpo, e com jardins lindíssimos. O jardim do Coreto por exemplo com a vista do Rio é um excelente local de lazer e eu adorei!


As salinas também são muito conhecidas na zona e existem vários conjuntos em ambos os lados do rio Gilão e acredito que vala mesmo a pena a visita, eu apenas vi de longe a paisagem mas gostava de um dia visitar e ouvir toda a história sobre este processo de extração de sal na zona e como foi feito ao longo dos tempos , assim como avistar as diferentes espécies de aves que por ali pousam, não deixem de visitar se passarem pela cidade.


Por fim claro que fiz a linda viagem de barco até à Ilha de Tavira, que nunca deixa de surpreender pelo seu encanto e beleza. Relembrei tempos antigos que vinha de férias com a família para cá e deu uma nostalgia boa. Acabei por almoçar na Ilha, que está repleta de restaurantes para todos os gostos e toda a gente muito simpática e agradável.

Adorei conhecer mais um pouco desta cidade e não posso deixar de falar na equipa Patinagem clube de Tavira, que é um clube de patinagem artística na zona e que infelizmente não consegui visitar porque o tempo não chega para tudo, mas deixo aqui a anotação que existe modalidade na cidade para todas as meninas e meninos que tenham o gosto de aprender esta modalidade tão linda e que encanta os corações…


De coração cheio, Cátia 💛


19 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page