top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Vila Real de Santo António


Vila Real de Santo António é uma linda cidade do distrito de Faro e adorei conhecer. Nunca tinha lá estado e posso dizer que me encantou, não só a cidade como todo o concelho, fiquei mesmo deliciada.


Começo por dizer que Vila Real de Santo António foi arquitetonicamente criada pelo Marquês de Pombal em 1774 e que usou os mesmos planos que tinha usado na Baixa de Lisboa.


Se anteriormente era uma zona que vivia da pesca, nos dias de hoje o turismo é o grande sustento da cidade, claro que se deve ao tempo quente, às lindíssimas praias e a toda a beleza que todo o município têm para oferecer.


Fiquei alojada em Monte Gordo no Vila Formosa e adorei a minha estadia, achei um lugar calmo, os proprietários eram super atenciosos e o quarto era super limpo e cuidado.

Depois de me instalar fui direta para a praia de Santo António, que foi onde tirei esta foto, e que praia maravilhosa, aproveitei o dia por lá. A caminho da praia passei a foz do rio Guadiana, que tem uma vista panorâmica do País vizinho e é uma zona procurada por adeptos da pesca desportiva.


O Farol foi a minha paragem seguinte, infelizmente não dava para visitar o seu interior, no entanto esta torre circular entrou em funcionamento em 1923 sofrendo alterações ao longo dos tempos de forma a se modernizar até ao que conhecemos hoje, não sendo já necessária a supervisão de faroleiros.


A cidade tem vários jardins para os conterrâneos e turistas poderem passear, sentar a ler um livro ou simplesmente relaxar, um deles é o jardim da avenida da república, que me deixei ficar por lá só a apreciar o quotidiano à minha volta.


Em busca de um lugar para almoçar no centro da cidade, encontrei um restaurante de comida saudável com opções Vegan e fiquei muito fã, tendo repetido a visita ao espaço, chama-se Green Buddha e aconselho a passarem por la para uma refeição que não vão ficar desiludidos. Fica mesmo à beira do Centro Cultural António Aleixo, edifício cujo o nome vem de um dos mais importantes poetas do país que nasceu em Vila Real de Santo António, e que anteriormente se tratava de um quartel militar.


Não posso deixar de mencionar a tão famosa Praça Marques de Pombal, que é cheia de história e muitas atrações. Começo por mencionar a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, construída no século XVIII integrando o projeto Pombalino da reconstrução da cidade, depois o Obelisco, que foi concebido para ficar em perfeita harmonia no conjunto da praça, na rigorosa interseção das diagonais dos torreões que a compõem e sublinhando a sua forma quadrada. Estando também em perfeita consonância com a Igreja, pois a sua altura coincide com a altura do lintel da janela da fachada da Igreja.


Também na praça tem comércio e restaurantes, que claramente me animei a fazer compras de recordações da cidade.


Ainda dei uma caminhada pelo percurso pedestre junto ao Guadiana, com a vista da Marina, do rio, foi super agradável, não sei se é notório o quanto adorei esta zona.


Ainda no mesmo concelho, tirei um dia para ir a Cacela Velha, freguesia de Vila Nova de Cacela, e que belo dia este. É simplesmente deslumbrante, durante muitos anos a sua riqueza foi a pesca e ainda assim continuam a pescar na zona fornecendo peixes e frutos do mar para os restaurantes locais, no entanto o turismo tomou conta desta linda aldeia.

Antes de descermos junto ao Mar, podemos avistar toda a falésia a partir da Fortaleza dos Cavaleiros de Santiago de Cacela, que fazia parte de um castelo Mouro que integrava num conjunto de fortificações que protegiam o aceso à Tavira Muçulmana. As vistas são simplesmente incríveis e quando começamos a descer pela escadaria rodeada de flores, várias espécies de catos e árvores, ainda nos deixa mais encantados. Quando chegamos perto da água, dependendo da hora, podemos nos deslocar até à praia de duas formas, a pé se a maré estiver vaza ou de barco se estiver alta, no meu caso atravessei de barco na ida e a pé na volta. Posso dizer que foi das melhores praias que estive, água morna, vistas incríveis, super limpa e cuidada, era como se estivesse num sonho. E o sunset aqui? Incrível mesmo… Que dia maravilhoso este aqui passado, vim embora com uma vontade enorme de voltar.


Todo o Município de Vila Real de Santo António é encantador, e a meu ver, menos populoso que a zona oposta do Algarve, o que faz com que se consiga ter zonas mais tranquilas. (Sendo que estes dois anos não são exemplo devido à situação Pandémica que o mundo atravessa )


Fica aqui o meu convite para visitarem esta linda cidade e o seu Município que merece não só a nossa visita como também o nosso cuidado, para preservarmos sempre o nosso lindo Portugal e nos orgulharmos de termos locais tão incríveis .


Não consegui visitar mas não posso deixar de referir a Reserva natural do sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António que sem dúvida é um local de sonho onde avistamos a natureza no seu esplendor e temos de preservar isto para sempre. É uma zona de nidificação, escala migratória e local de invernada para numerosas espécies de aves. Se tiverem oportunidade visitem que eu irei fazer o mesmo quando lá regressar.


De coração cheio, Cátia 💛

15 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page