top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Tomar

Updated: Jul 7, 2021



Tomar é uma cidade do distrito de Santarém, província do Ribatejo.


Fazendo aqui uma pequena contextualização histórica, esta terra foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques e em seguida em 1159 oferecida à Ordem dos Templários, como forma de agradecimento pelo esforço prestado pelos Cavaleiros da Ordem, em manterem e expandirem a Fé Cristã no território português. Ficando assim conhecida até hoje como Tomar a cidade templária.


A minha visita começou pelo Mosteiro, como é da praxe, e que visita tão incrível esta. Deixo-vos a sugestão de entrarem e deixarem-se levar até à época que ele remonta (épocas aliás). É um exercício que adoro fazer, pois fico fascinada com os pormenores, com as histórias e com as habilidades artísticas e arquitetónicas que tínhamos, aliás ele foi construído e ampliado ao longo de vários séculos o que faz com que vários estilos estejam presentes na sua arquitetura. É de notar ainda que mereceu a classificação de Património da Humanidade, pela UNESCO.


Dei um passeio pelas ruas da cidade, passando no mercado municipal, na ponte de D. Manuel, almoçando num restaurante muito agradável também, em que apesar de não terem opção vegan para mim, prepararam na hora e estava deliciosa a refeição, chama-se Restaurante a Brasinha, passem por lá que vão gostar.


Continuei o meu passeio pela Mata Nacional dos Sete Montes, que é o principal parque da cidade com uma enorme zona verde e que faz ligação ao Castelo, são 39 hectares onde a Natureza abunda e o som dos pássaros é a música ambiente.

O parque do Mouchão também fez parte do passeio claro, que fica situado no centro histórico da cidade e que é dividido pelo Rio Nabão. Um verdadeiro Oasis com paisagens lindíssimas que não podem mesmo perder.


Continuando a caminhada, já na Praça da República podemos avistar a câmara municipal, assim como a igreja de S. João Batista e zona de lazer com cafés e restaurantes. Esta cidade é simplesmente amorosa, adorei a organização, senti-me mesmo muito bem por lá.


Mas as atrações não se ficam por aqui, têm ainda para visitar a Sinagoga e judiaria, a igreja de Santa Maria dos Olivais, o aqueduto dos Pegões ou ainda para quem gosta de uma boa subida, as escadinhas da Nossa Senhora da Piedade em que a vista é incrível à medida que se vai subindo e no topo tem a Capela.


Passei um dia super agradável em Tomar, deixando ainda muitas maravilhas por conhecer, mas nada que não se resolva numa próxima visita à cidade.


De coração cheio, Cátia 💛

13 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page