top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Seia



Seia é uma cidade Portuguesa do concelho da Guarda e fica no setor Sudoeste da Serra da Estrela. Qualquer estação é boa para visitar esta linda cidade, no entanto eu fui no Inverno e apesar do frio adorei conhecer e passear por lá.


A minha primeira paragem foi no museu do pão e posso dizer que se ainda não conhecem, têm mesmo de visitar. Este complexo museológico, para além das 4 salas temáticas do museu, tem também restaurante, um bar/biblioteca e uma mercearia tradicional e como visitei perto do Natal estava tudo enfeitado de tal forma que me senti como num daqueles filmes que passam na televisão nesta época festiva, parecia mágico, de um bom gosto incrível.


Este museu Conta toda a história desde a colheita dos cereais até à confecção do pão ao longo dos séculos, os diversos tipos de pão existentes pelas diferentes regiões do país, a forma como começou a ser publicitado, as crises que passaram os produtores de cereais e muito mais… Eu fiquei maravilhada com esta visita, não se admirem com o meu entusiasmo, mas visitem porque vão adorar e levem os mais pequenos porque a sala número 4 “O Maravilhoso Mundo dos Hérmios” vai surpreender.


Em seguida visitei a igreja Matriz e o jardim envolvente, um lugar maravilhoso para fazer a pausa de almoço e relaxar enquanto se ouvem os pássaros cantar e apreciar a linda vista sobre a cidade (Foi exatamente isso que eu fiz). Não posso deixar de referir que por toda a cidade se sente o cheiro típico da relíquia da zona, o tão conhecido queijo da Serra, que apesar de não consumir, é uma iguaria muito conhecida e de grande importância para a zona.


Continuando o meu passeio, vi a biblioteca Municipal, a Casa Municipal das artes, a Igreja da Misericórdia e mesmo ao lado a Capela de São Pedro, local onde tirei a foto. Fui ainda conhecer o Mercado Municipal. Andei sempre a pé, à exceção da visita ao museu do pão e adorei a calma e tranquilidade da Zona.


Mas a cidade tem muito mais para oferecer a quem a visita, o museu do brinquedo e o museu da eletricidade são duas visitas que também podem ser muito interessantes. Para os amantes de caminhadas e trilhos no Concelho têm a rota das aldeias da Montanha que pelas paisagens que vi, acredito que seja uma aventura simplesmente encantadora.

Mais uma cidade que ganhou o meu coração e acredito que vai ganhar o vosso também !


De coração cheio, Cátia 💛

19 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2 Post
bottom of page