top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Gouveia



Gouveia é uma cidade Portuguesa do distrito da Guarda e localiza-se na encosta Ocidental da Serra da Estrela.


Visitei no início do Outono para não apanhar muito frio, mas posso dizer que apesar do lindo dia de sol que estava, nesta zona o frio já se fazia sentir.


O que mais gostei nesta cidade foram as paisagens sob a Natureza, sem qualquer dúvida que são de cortar a respiração e trazem uma calma incrível. Aliás conheci um casal super simpático e muito acolhedor, que vivem em Gouveia, numa casa mesmo no meio da natureza e que me contaram a sua história. Ela era de Gouveia, ele de Lisboa, casaram e foram para Lisboa, mas foi ele quem quis regressar cá e construir casa, apaixonou-se por esta tranquilidade, pelo ar puro, pela Natureza envolvente, e percebe-se com toda a certeza o porquê desta escolha, a casa deles fica num alto montanhoso, com uma vista limpa sob o horizonte sem igual.


Depois deste maravilhoso passeio, conhecer o centro da cidade foi a missão seguinte, desde o edifício da câmara municipal, que é um edifício que está aberto para se visitar, onde podemos ver os jardins, um lago com lindos peixes e todo o espaço interior, às suas igrejas, como foi o caso da igreja da Misericórdia, datada do século XVIII, com a fachada frontal revestida num lindo azulejo, a igreja Matriz, também ela em azulejo na sua fachada frontal e construída no mesmo século da anterior.


Continuei o meu passeio até encontrar também a Casa da Torre, que é um edifício de habitação quinhentista e um imóvel de interesse público tendo pertencido aos Marqueses de Gouveia.


Passei por algumas zonas de lazer super agradáveis para conversar, ler um livro ou simplesmente ouvir o barulho da Natureza como foi o caso do jardim Lopes da Costa, um parque bem tranquilo ou a praça Dr. Alípio de Melo, que tem um sistema de água e uns bancos para as pessoas se sentarem, e acreditem que sentar aqui com o som da água a correr é simplesmente tranquilizante, às vezes é só o que precisamos, respirar fundo e ganhar força para enfrentarmos os nossos medos e angústias.


Por lá tem também o museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, que para além da sua exposição permanente (peças de pintura, desenho, escultura e gravura de artistas plásticos do século XX português), também se realizam exposições temporárias de artes plásticas e fotografia na sua grande maioria. Outro museu que podem visitar quando passarem pela cidade é o da miniatura automóvel que conta com cerca de 4 mil miniaturas em exposição, para os apreciadores fica a dica.


Foi um dia bastante enriquecedor este, sou suspeita porque gosto de cidades, não tão cidades assim, se é que me entendem. O encanto da Natureza, as ruas estreitas, as histórias dos conterrâneos, a hospitalidade, as conversas de rua e o ritmo não tão acelerado são fatores que me fazem amar estes recantos no nosso lindo Portugal. Gouveia ficou sem dúvida gravado no meu coração.


De coração cheio, Cátia 💛


4 views0 comments

Recent Posts

See All

Seia

Post: Blog2 Post
bottom of page