top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Moura



Moura é uma cidade do distrito de Beja e deve ao trabalho no campo a sua extensão e organização, com terras férteis, rios próximos e a abundância de minério, que fez com que a população se fosse fixando pela zona.


O maior orgulho da zona a nível gastronómico são o azeite, os vinhos, os queijos e enchidos e a doçaria tradicional.


Comecei a minha visita pelo Castelo de Moura, que fica no cimo de uma colina mesmo no centro da cidade e onde também se encontram as ruínas do Convento de Freiras Dominicanas de Nossa Senhora da Assunção e a igreja anexa que entretanto foi substituída pela igreja manuelina de São João Baptista.


A vista do Castelo sobre a cidade é lindíssima, têm mesmo de subir e fazer uma visita.

De seguida fui conhecer o jardim Dr. Santiago, um lugar muito agradável com um lago no centro onde a flora predomina, adorei conhecer.


Mesmo junto ao jardim fica a lindíssima igreja de São João Baptista, que foi erguida no século XIV, pois a igreja do Castelo de Moura já não tinha condições para comportar todas as pessoas da região.


Pelo centro histórico podemos ver as ruas estreitas e com as casas caiadas, tão características da zona. Podem por essas ruas encontrar a comércio local assim como cafés e restaurantes. Já sabem, não deixem de comprar no mercado tradicional se quiserem uma recordação da cidade.


Moura tem também uma piscina municipal super agradável para o tempo quente e seco que faz nesta altura do ano.


Passei também pela igreja e convento do Carmo, que era um convento carmelita masculino, que foi instituído em 1251, no reinado de D. Afonso III, e destinava-se a receber os capelães da Ordem dos Militares de São João de Jerusalém, regressados da Terra Santa, sendo o primeiro convento da ordem fundado em Portugal e em toda a Península ibérica.


Continuando a caminhada por Moura conheci também a biblioteca, e o mercado Municipal, ficando por visitar o Museu da cidade, mas que tendo oportunidade visitem para conhecer ainda melhor toda a história deste lindo lugar.


Adorei estar por cá, achei uma cidade pacata, com muito carinho para com os seus visitantes. Obrigada Moura pela hospitalidade.!


De coração Cheio, Cátia 💛

13 views0 comments

Recent Posts

See All

Beja

Post: Blog2 Post
bottom of page