top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Serpa



Serpa é uma cidade do distrito de Beja com grande influência Romana e também Muçulmana, que mais tarde viera a ser reconquistada por D. Afonso Henriques. Uma cidade repleta de história e com bastantes monumentos dignos de visita.


Começo por falar das muralhas de Serpa, que cercam toda a cidade e fazem com que atravessando estas muralhas consigamos nos transportar na história sentindo tempos remotos da zona. Iniciei uma caminhada a toda à volta da muralha, e encontrei no lado Oeste da muralha o aqueduto de Serpa, construído nos finais do século XVII com o objetivo de servir o Solar dos Condes de Ficalho.


Em seguida entrei Muralha a dentro e explorei a cidade com as suas ruas estreitas e casinhas caiadas brancas. No centro histórico encontrei as principais atrações de Serpa, nomeadamente o Castelo, o palácio dos Condes, a igreja de Santa Maria ou então os museus. O castelo foi classificado como Monumento Nacional, e tem na sua Alcáçova, o Museu de Arqueologia de Serpa, que tem uma exposição permanente, abrangendo um vasto período, desde o Paleolítico inferior à época islâmica.


Não tive a oportunidade de ver, pois visitei a cidade numa segunda-feira, dia em que muitos museus estão de folga, foi mesmo uma pena. A igreja de Matriz, conhecida também por igreja de Santa Maria estava em obras de remodelação, também não consegui visitar o seu interior, no entanto devem visitar, é datada do século XIV e fica mesmo ao lado do Castelo. Junto da igreja encontrei uma loja de produtos típicos de Serpa que adorei e já sabem, não deixem de comprar lá um miminho, para ajudar o comércio local e trazerem uma recordação desta cidade encantadora.


Na mesma zona, mesmo em frente à Igreja Matriz, encontra-se a Torre do relógio, que é um vestígio do passado islâmico da região. O relógio foi instalado na torre no ano de 1440, constituindo a terceira torre relojoeira mais antiga do país. Dirigi-me em seguida para a Praça da república que fica mesmo no coração do centro histórico de Serpa. Lá encontra-se a câmara municipal da cidade além de vários cafés, restaurantes e também lojas de produtos típicos, onde comprei uns doces típicos da zona, para presentear familiares.


O Palácio dos Condes de Ficalho, edificado no século XVII, tem uma curiosa localização, estando inserido no pano das muralhas e preserva boa parte do testemunho de quase 600 anos de história conservados pela mesma família, representada nos dias de hoje pela sua proprietária, Matilde Maria de Mello. Também quero destacas duas Ermidas que achei super interessantes, que foram a Ermida de São Gens – Nossa Senhora de Guadalupe, que fica no alto da localidade de São Gens e pode observar-se que tem um estilo bem simples, com arquitetura gótica-mudejar. No seu interior tem uma imagem talhada do séc. XV, de Nossa Senhora de Guadalupe. A segunda Ermida é a de São Sebastião, que fica já fora das Muralhas, de estilo Manuelino é que se destaca como um dos modelos mais sofisticados dentro da sua tipologia, em particular pela elaborada composição dos contrafortes escalonados, de grande vigor formal.


Mas não se fiquem por aqui, Serpa tem muito mais a visitar, não deixem escapar nada. Esta cidade merece todo o nosso carinho e atenção.


De coração cheio, Cátia 💛


8 views0 comments

Recent Posts

See All

Beja

Moura

Post: Blog2 Post
bottom of page