top of page
  • Writer's pictureCátia Ramalho

Pinhel

Updated: Jul 7, 2021



Cidade Portuguesa do distrito da Guarda, Pinhel é tradição, Pinhel é a cidade falcão.


Adorei visitar esta cidade simplesmente encantadora. Não sabia quase nada sobre Pinhel e acabou por ser uma surpresa muito boa. Quem me conhece sabe que sou fã da Natureza e estar numa cidade em que a tranquilidade e a natureza reinam juntamente com a sua rica história, é ainda mais gratificante.


Visitei o centro histórico de Pinhel, subindo pelas suas ruas estreitas que levam até ao castelo, passando pela sua muralha e torres adjacentes, com vistas panorâmicas de todo o meio envolvente. Destaco que todo o património está devidamente sinalizado, assim como a sua história, o que nos faz envolver ainda mais no passado desta cidade e do nosso país também.


Fiquei também a conhecer alguns dos produtos típicos da zona, entre os quais destaco as cavacas, o vinho, doce de abóbora com amêndoas ou o azeite. Dou especial destaque às cavacas que têm base numa receita antiga que pertencia às freiras Clarissas que residiram na cidade e são feitas pela Dona São de forma artesanal à mais de 30 anos.


Pelas ruas da Cidade não me cruzei com muita gente, talvez ainda o receio pelo que estamos a atravessar no país e no mundo, mas que tenho esperança que tudo melhore e que aos poucos consigamos voltar a visitar este nosso lindo país, pois não existe lugar mais maravilhoso que o nosso Portugal!


Visitei ainda a casa da cultura em que fiquei a conhecer mais um pouco da história da cidade, através de fotos, objetos e esculturas. Esta exposição termina com uma homenagem aos conterrâneos que saíram de Pinhel pelos diversos motivos e falando das saudades de casa. Sem qualquer custo, vale muito a pena a visita a este espaço.


“Pinhel, tanto para descobrir, tanto para viver!”


De coração cheio, Cátia 💛⁣

16 views0 comments

Recent Posts

See All

Seia

Post: Blog2 Post
bottom of page